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Por que engordamos e por que as dietas tradicionais não funcionam? Entenda o porquê

Por que engordamos e por que as dietas tradicionais não funcionam? Entenda o porquê
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Nesse artigo exploraremos as causas da obesidade, os porquês do aumento de peso e o que nos impede de obter resultados consistentes  e navegar pela soluções testadas e aprovadas.  Eu vou te contar um pouco da minha experiência pessoal e como eu fiz para enfim  chegar ao meu peso ideal, depois de muitas  e muitas “aventuras  dietéticas” rsrs

Uma pergunta que atormenta uma boa parte das mulheres –ah, e não se engane: até aquela vizinha boazuda que você  jura que não sofre nem um pouco com isso – é por que emagrecer dá tanto trabalho? Por que todas as dietas e formulas indicadas nos programas femininos não funcionam?

A resposta é que a muitos dos ditos “especialistas” não atacam o verdadeiro vilão que é o açúcar. Mas calma, você não precisa dar adeus àqueles docinhos maravilhosos para sempre. O buraco é bem mais embaixo e não tem à ver com o açucar em si, mas com a quantidade e frequência que se consome. Lembra do ditado, “a diferença entre o remédio e o veneno esta na dose”?

 O vilão tem nome e se chama açucar

                                                        

Mas ai você deve estar pensando, é só começar a usar adoçante em tudo e pronto! Sinto informar, mas o açúcar esta presente em muito mais alimentos que você imagina. Qualquer alimento que contenha carboidratos é metabolizado por nosso organismo que o transforma em açucar. Isso mesmo, CARBOIDRATO É AÇUCAR!

E a lista de alimentos que contém carboidratos é imensa. Apenas para se ter uma ideia:

      • Todos os alimentos feitos à base de farinhas refinadas ou integrais, como pães, bolos, biscoitos, massas, etc;
      • Sucos de fruta ou artificiais;
      • Grãos (arroz, aveia, centeio, trigo, milho, soja,etc)
      • Leguminosas como o feijão;
      • Frutas, verduras, hortaliças, etc…

Ou seja, uma grande parte dos alimentos que consumimos diariamente possuem carboidratos. Alguns destes alimentos possuem grande quantidade de carboidratos, como os alimentos à base de grãos, outros pouquíssimo carboidrato, como as verduras e hortaliças. É difícil se livrar dos carboidratos, mas é possível controlar seu consumo.

INSULINA

O que é,  qual o seu papel no  nossos organismo e porque você deve se preocupar com ela.

O nosso corpo é uma máquina muito complexa e inteligente que conta com inúmeros sistemas de defesa e controle.  O criador sabia que nos cometeríamos certos abusos e por isso criou alguns sistemas de “reparação de danos”.

O nosso pâncreas é responsável pela produção de um hormônio chamado Insulina. A insulina é a faxineira do nosso sangue. Ela é responsável por sair limpando a sujeira do nosso sangue depois das besteiras alimentares que cometemos..rsrs … Até ai, ótimo! Essa faxineira evita que tenhamos que nos encontrar mais cedo com papai do céu, mas ai você vai perguntar: para onde vai todo o açúcar que ela varre do nosso sangue depois dos “picos de insulina”?

O que são os picos de Insulina

Você já sabe que a insulina é uma agente de defesa responsável por manter nosso índice glicêmico (saiba mais sobre índice glicêmico) em ordem.  Mas então quando ela entra em ação?

Quando os níveis de açúcar atingem um patamar muito elevado, nosso corpo “estarta” um processo de limpeza que é chamado de “pico de insulina”. É uma faxina geral e expressa que põe nosso índice glicêmico de volta a normalidade.  Ok. Para onde vai esse açúcar todo?


Açucar que não é consumido vira gordura

Lembra que falamos sobre nosso corpo ser uma maquina inteligente? Aqui entra outro processo natural do nosso corpo que é ativado toda vez que nosso corpo tem excedente de açúcar. Tudo porque nosso corpo é programado para armazenar nutrientes para eventuais períodos de escassez.

É ai que a coisa complica.  Todo açúcar que a insulina varre do nosso sangue é transformada em gordura.

Ok. Entendi. A coisa começa a fazer sentido. Então quer dizer que toda vez que me entupo de pães, massas, bolos, cereais, etc, o meu corpo transforma tudo isso em gordura?

Sim, é isso mesmo!

Agora vamos falar das regras alimentares que são consenso entre os profissionais de nutrição?

Por que as dietas tradicionais não funcionam?

Você já deve ter ouvido diversas vezes os especialistas televisivos dizerem que para emagrecer você tem que deixar de consumir gordura animal,  consumir produtos light, com menos ou sem gordura animal, comer carnes magras e que você deve consumir cereais, pães  e massas integrais, etc..

Tudo bem, eles pedem para trocar as chamadas farinhas brancas ou refinadas, pelas integrais. O problema é que os grãos integrais tem um alto valor glicêmico. Embora sejam carboidratos complexos (veja aqui a diferença entre carbo simples e complexo) de absorção lenta, eles também viram açúcar em nosso sangue.  Mas manter esses itens como a base de nossa alimentação, mesmo que sejam cereais integrais, não mudam o cerne do problema, que são as grandes quantidades de açucar que consumimos diariamente.

Agora que já demos uma pista do porque as dietas tradicionais não funcionarem, vamos falar sobre no próximo artigo sobre o que funciona.

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